segunda-feira, 9 de março de 2009

Quem são os teus realizadores preferidos?



Sempre que me perguntam, e eu não posso (nem quero) fugir à questão, digo que os meus realizadores preferidos são Alfred Hitchcock e Woody Allen. De todas as vezes que respondo, sinto que sou tão injusta com tantos outros realizadores, que nem sequer tenho direito de os mencionar aqui. Por isso, vou falar exclusivamente dos citados.
Hitchcock representa o realismo ficcional (contradição que funciona quando devidamente embelezada, como é o caso), o suspense, o classicismo noir, a metáfora impertinente, a crítica à sociedade (que é, antes de mais, uma crítica a cada pessoa que assiste aos seus filmes), a ironia subtil. Woody, por sua vez, tem um carácter cómico, inserido numa conjuntura dramática à qual não se pode escapar. É o humor inteligente, é o tipicamente humano, o racional que não sobrevive sem o instintivo, o equilíbrio que só transparece pelo desequilíbrio, o jogo constante dos relacionamentos, de amor, sexo e decepções.
Alfred e Allen juntos, sendo tão diferentes, são generosos o suficiente para reunir vários dos elementos que mais me entusiasmam em um filme. Não conseguiria viver só de Psycho, The Birds, Manhattan e Annie Hall mas posso dizer que já fui BEM feliz com eles.

Sem comentários: